sábado, 30 de janeiro de 2010

para saber.




"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre e amar, no meio da tristeza. Todo caminho da gente é resvaloso, mas cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sabe, a gente volta.", João Guimarães Rosa.



"... a gente levanta, a gente sabe, a gente volta" fazendo figas. Só se for...

Não que eu esteja duvidando do que nosso querido Joãozinho disse, fedo. Acho esse cara bem sábio. Parece até que já trocou uma ideia com Deus pra saber tudo isso tão certo. Acredito que levantar a gente até levanta; saber, nem sempre sabemos; e voltar... bem, voltar é bem relativo! Mas ele não deixa de estar certo.

Mas, o que é mais estranho é sentir que tenho que levantar, quando, na verdade, não houve queda. É que pra mim, queda significa, geralmente, tudo aquilo que nos faz voltar pra trás, nos faz regredir. E tudo o que aconteceu não me fez regredir em nada, fedo. Só me fez crescer, só aumentou minha capacidade de ser humana. Você deu um pulo pro Céu e por aí ficou, meu rapaz. Choro muito com a tua partida, quando, na verdade, deveria estar bem sossegada. Então é estranho sentir que preciso levantar - e levanto - sendo que já estou em pé. Mas eu sei que o maior problema não é me levantar - até porque já estou em pé faz tempo. O maior problema é me mexer pra poder dizer: "aaaaaaaah tá! então era isso!!!"

Eu entendo tudo isso, tá vendo, fedo? Entendo que preciso entender, mas não entendo o que é preciso (Jisuis!).

Me desculpe, meu pançudinho... a conclusão é que vou sempre chorar a tua falta. Vou sim... chorar da minha maneira e com as cores de lágrimas que eu quiser. Porque, como eu disse, levantar a gente até levanta; saber, nem sempre sabemos; mas voltar... voltar é relativo!

Te quero em paz, rapaz!

Beijos em teu coração, amore mio.

Nenhum comentário: