terça-feira, 21 de junho de 2011

esquecer pra ser.

Quem foi que disse que ia ser fácil, né fedo? A vida é isso: escolhas. Toda hora, todo minuto, cada segundo. A vida nos exige força, a vida nos exige coragem, a vida nos exige discernimento, a vida nos exige esperteza, a vida realmente nos exige muito.

E o que você exige da vida? E o que exijo?

Quer saber? Exijo paz. Não quero planos futuros, não quero promessas, não quero felicidades consecutivas, não quero pura adrenalina. Quero paz. Quero ficar bem comigo mesma e com as pessoas ao meu redor. Descobri que não posso - e não preciso querer - mudar o mundo. Se esforçar pra melhorar isso, a todo momento, é cansativo demais. Juro. Quando você quer mudar o mundo, a vida te exige muito mais. Quando você quer melhorar a vida de outras pessoas, a vida te exige muito mais. É preciso muita força, sabe? Muita sabedoria. E nem sempre a gente tem. O que a gente tem são dias atrás de dias. Um dia ensolarado e resolvido, um dia chuvoso e fraco. E aí, quando você descobre a sua impotência diante de tanta coisa, a famosa depressão pode bater a sua porta.

Não digo que não devemos querer - e até contribuir - que o mundo melhore. Mas não tão grande assim, não tão heroicamente assim. Machuca, dói, faz chorar, judia da alma e deprime. Acho que o certo, talvez, seja o mais simples: ser feliz e fazer feliz quem perto de você está. Talvez isso já melhore muito a energia do mundo. Parece que, às vezes, é preciso se alienar um pouco de tudo pra conseguir sentir a felicidade, pra poder contribuir com o mundo. Entende? Esquecer o mundo pra fazer o mundo.


Nenhum comentário: