quarta-feira, 24 de março de 2010

a vida tenta...




'uma convicção:
amor é delicadeza'

Cris Guerra





Sempre ouvi dizer que a vida ensina muita coisa a todo o mundo. É essa própria vida que ensina, principalmente, aquilo que os pais não conseguem. Isso soa até justo, por mostrar que o aprendizado da vida é para todos, sem diferença. Mas a vida nem sempre é justa, e isso a gente sabe, né fedo?

Essa tal de vida me ensinou a crescer. A ka sempre disse que com o tempo a gente vai aprendendo e sabendo mais das coisas, que com o tempo vem a tal da maturidade e a gente vai sabendo melhor como agir. Sabe, né? Concordo com ela.

E aí a vida me deu um murro na cara e gritou:

'agora quero ver se você é forte mesmo'.

Ela nem quis saber de me preparar nem de me avisar. Fez surpresa, chegou de supetão. E se fosse só para provar pra essa vida bobinha que eu sou forte, nem teria perdido meu tempo, fedo. Que se dane o que a vida pensa!

Mas a ka chegou e disse as palavrinhas mágicas:

'minha filha, você tem que ser forte. Ele tava com você por isso, porque você sempre foi forte, sempre foi batalhadora.'

Então eu parei um pouco de ficar sussurrando e implorando para que você me respondesse, para que você falasse comigo, desse um sinal, qualquer coisa... e pensei:

'poxa vida! Que se dane mesmo a vida! Vou ser forte sim, mas por esse cara tonto que apareceu na minha vida, me fez chorar, mas aí voltou pra mim e me fez mulher e a mais feliz do mundo. E como ele não responde nenhum dos gritos silenciosos que tenho dado, vou mostrar pra ele que estou sendo forte e que TUDO valeu a pena e não me arrependo de nada. Que passaria por tudo isso eternamente, mesmo sentindo essa dor imensurável.'

Então, no fim das contas, fedo, não foi exatamente a vida que me ensinou. Ela preparou as circunstâncias. O meu aprendizado veio das coisas que você me mostrou, do jeito que a ka me educou e daquilo que eu escolhi cultivar dentro de mim.

A vida é bruta, pança, brutíssima. A delicadeza é nossa.

Nenhum comentário: