terça-feira, 18 de maio de 2010

das tristezas...




'Mas Miguilim estava chorando
simples,
não era medo de remédio,
não era nada,
era só a
diferença
toda das coisas da vida.'

João Guimarães Rosa
[Manuelzão e Miguilim]






Hoje chove, fedo. Hoje faz frio... lá fora e aqui dentro. Parece até que congelou tudo. Parece até que pra dar jeito nisso, precisaria de mil sóis. E talvez nem isso daria jeito.

Aniversário do Ituo hoje.

E me dói o coração lembrar que há um ano era tudo diferente. Era você com nós. Era você me ligando pra ver se eu tinha comprado o bolo. Era vocês enrolando o Ituo no mercado e fingindo que não lembravam do dia dele. E ele dizendo:

- Hoje quero beber!

E nenhum de vocês perguntavam por que.

Hoje, há um ano, era feliz. Era paz. Era gratidão. Era ir na Casa da Cachaça pra comemorar o dia do Etu. Era chegar em casa, mesmo sem você, e dormir em paz. Com a certeza de que amanhã seria um outro dia lindo. Calmo. Cheio de paz.

Deus, às vezes, parece esquecer que a gente não esquece de tudo não... Ou é a gente que esquece que Deus escreve certo por linhas tortas? Pode ser. Porque se for, ah! meu bem, tô bem naquela parte da subida íngreme da linha... dessa vez Ele entortou de vez, heim! Perdi até o rumo.

Ps: daqui uns dias deixo Londrina. Já fiquei tempo suficiente aqui para perceber que essa cidade já não vai mais me oferecer o que eu procuro. Aqui ficam as possibilidades e os sonhos. Assim como ela me deu muito - e serei eternamente grata por isso -, me tirou tudo. E por isso, penso, que talvez, não conseguirei perdoá-la nunca. Cada canto desse apartamento, cada esquina dessas ruas, cada bar, loja, restaurante... me lembram você. E agora eu sei que não preciso disso pra estar perto de ti. Depois desse tempinho que passou, esses lugares só me lembram da promessa não cumprida, dos meus e teus sonhos não realizados. E me dói perceber que toda ela continua, para todos, como sempre foi, menos pra mim.

2 comentários:

lourdes disse...

Mi....sem comentários....só lagrimas agora....

Lia Araújo disse...

Ah menina, nem sei o que dizer!

Me angustiou, sua dor, sua falta de esperança...
é acho que a memória nos bombardeia, mas lembrar é melhor que não lembrar!

bjos