quinta-feira, 3 de junho de 2010

dos passos gentis que a vida pede.




'Não sei
exatamente
em que momento comecei a despertar.
Só sei
que comecei a compreender
o respeito e a reverência
que a experiência humana merece.
(...)
Mas não tenho mais tanta pressa.
Comecei a aprender a ser mais
gentil com o meu passo.'

Ana Jácomo





O aprendizado um dia chega. Sempre chega. Varia nos seus jeitos, nas suas dores, nos hematomas e cicatrizes que deixa. Mas tudo é aprendizado. Coisa que vai deixando o ser humano com o coração calejado. A gente aprende a se valorizar, sabe, fedo? Mesmo quando não se quer, mesmo quando isso não faz sentido. Porque se a gente não segue a cartilha, a situação piora e a gente fraqueja.

Talvez seja hora de começar a não esquecer nunca mais do meu valor. Por mim. Só por mim. Sem envolver nessa história você ou qualquer outra pessoa tão importante quanto. Apenas por mim. Acho que isso nunca fiz. Descobrir o meu valor por mim.

É difícil, fedozera. Demais mesmo. Porque tem pessoas que são capazes de sentir dor pela humanidade inteira. E se acostumam demais ao altruísmo. E no meio de tanta complacência acabam se perdendo.

Hoje em dia vou ver se acho a parte egoísta de mim que se perdeu por aí. Hoje em dia vou aprender a fazer por mim. E eu sei que é isso o que você deve tentar me dizer; sempre que choro; sempre que grito por dentro; sempre que aperto as mãos, como se fosse capaz de espremer toda a revolta, incompreensão e saudade que sinto. O coração é bom. Mas antes, que seja bom para mim e por mim.

Um comentário:

Lia Araújo disse...

E as pessoas vêem, se imenso valor para a vida, a gente nem se conhece e vc me cativou de um jeito com essa sua doçura e amor, imagine os que te cercam!

bjos querida
fica com Deus